10 de nov. de 2009

Os muros que isolam os ricos dos pobres



Os EUA, que têm uma fronteira de 3.200 km com o México, constróem, desde 2006, um duplo muro de 1.125 km de comprimento entre a Califórnia e o Texas para impedir a imigração clandestina proveniente do sul.




Na província de Buenos Aires, na Argentina, um muro foi erigido para separar o bairro rico de San Isidro daquele mais pobre de San Fernando.




Um muro cerca a favela de Santa Marta na zona sul do Rio de Janeiro.




Uma cerca separa o Zimbabwe da África do Sul. É uma tentativa de impedir que cidadãos do Zimbabwe, esfomeados, migrem ilegalmente para o país vizinho do sul.




Marroquinos esperam diante do muro que separa o Marco do enclave espanhol de Ceuta em 2008.




Operários instalam uma nova cerca para separar o enclave espanhol de Melila do Marrocos e limitar, desta maneira, a migração para a Europa.



Em 2006, a municipalidade de Pádua, no nordeste da Itália, erigiu um barreira de aço de 84 metros de comprimento e 3 metros de altura para isolar um "ghetto" - um conjunto de seis imóveis ocupados por imigrantes - do resto da cidade. Um bairro complexo onde a polícia tem grande dificuldades para combater o tráfico de drogas.


Fotos: Le Monde, 29-10-2009.
Fonte: UNISINOS



Palestino derruba parte do muro que separa a Cisjordânia de Israel durante protesto, ontem, que lembrou as comemorações dos 20 anos da queda do Muro de Berlim.




Fonte: Bernat Armangue/Associated Pres - Folha de S. Paulo, 07-11-2009.
Fonte: UNISINOS